- Melhore a experiência do usuário do seu site. De acordo com um estudo sobre fatores de classificação da SEMrush , os quatro principais fatores de classificação são visitas ao site, tempo no site, páginas por sessão e taxa de rejeição. Todos os quatro estão diretamente relacionados ao conteúdo do seu site e à experiência do usuário , que o Google enfatizou recentemente com sua atualização de experiência na página . É muito simples: se o seu site for fácil e agradável de usar e oferecer informações valiosas, você receberá mais visitantes, que permanecerão mais tempo em seu site e visitarão mais páginas, o que melhorará sua classificação de pesquisa.
- Escreva um ótimo conteúdo otimizado para SEO. Saber como escrever um bom conteúdo para o site é uma das melhores maneiras de aumentar o tráfego e melhorar sua classificação de pesquisa. Na verdade, o próprio Google disse em uma postagem de blog sobre a experiência na página que ter um conteúdo excelente e relevante em uma página é mais importante para a classificação do que a experiência na página. Certifique-se de que seu conteúdo seja livre de erros, rico em palavras-chave, otimizado para dispositivos móveis, escrito para atender às necessidades específicas de seu público-alvo e inclua links valiosos para conteúdo interno e externo adicional.
- Obtenha mais backlinks. Backlinks – links de outros sites para o seu – são um dos fatores de classificação do Google com maior peso. Os links de entrada para o conteúdo do seu site de domínios de alta autoridade mostram a autoridade do seu site, trazem tráfego e melhoram sua classificação de pesquisa.
- Melhore a velocidade da sua página. O tempo de carregamento é uma das principais medidas na recente atualização do Core Web Vitals do Google , por isso é uma boa ideia aprender como melhorar a velocidade do site – tanto para aumentar sua classificação de pesquisa quanto para fornecer uma boa experiência ao usuário.
- Corrigir links quebrados. Ter links de qualidade em seu site é uma das melhores maneiras de aumentar o tráfego e estabelecer a autoridade do seu site, mas os links que trazem um erro 404 prejudicam a experiência do usuário e sua classificação de pesquisa. Use uma ferramenta como BrokenLinkCheck ou Dead Link Checker para encontrar links quebrados.
- Otimize suas imagens. Otimizar suas imagens é crucial para aumentar a velocidade do seu site e tornar mais fácil para o Google identificar as imagens em suas páginas da web. Certifique-se de que todas as imagens do seu site estejam compactadas, tenham nomes de arquivos descritivos e incluam texto alternativo.
- Use tags de cabeçalho H1 e H2. Os cabeçalhos não apenas tornam seu conteúdo mais legível e fácil de entender para humanos e mecanismos de pesquisa, mas também há uma forte correlação entre a classificação de pesquisa do Google e o uso de tags de cabeçalho no corpo do seu conteúdo. As tags de cabeçalho também são uma ótima maneira de mostrar a estrutura do seu conteúdo e enfatizar seus pontos principais.
- Otimize para pesquisa local. Mais e mais pessoas estão usando seus smartphones para procurar empresas “perto de mim”. Para melhorar a otimização do mecanismo de pesquisa local , certifique-se de reivindicar sua listagem do Google Meu Negócio, fornecer conteúdo relevante nas postagens do Google , listar sua empresa em diretórios locais e melhorar sua reputação on-line com ótimas avaliações on -line .
- Otimize para pesquisa por voz. De acordo com um estudo da Perficient , a pesquisa por voz não está mais crescendo, mas mais de 60% das pessoas pesquisadas ainda disseram que a pesquisa por voz é o método preferido de fazer perguntas em seus smartphones. Certifique-se de otimizar seu site para pesquisa por voz incorporando frases prováveis de pesquisa por voz ao conteúdo do site – certifique-se de usar frases completas formuladas em um estilo de conversação natural, em vez de palavras-chave únicas.
- Apontar para a “posição zero”. Quando um usuário faz uma pergunta na Pesquisa do Google, o Google às vezes extrai conteúdo de um site relevante e o exibe em um snippet em destaque especial ou caixa de resposta acima do primeiro resultado da pesquisa. Colocar conteúdo em um snippet em destaque é uma ótima maneira de aumentar o tráfego (os snippets incluem um link para a página de onde veio o conteúdo), além de aumentar a credibilidade e a visibilidade de sua marca. Para aumentar suas chances de ter seu conteúdo selecionado como um snippet em destaque pelo Google, pense em pesquisas prováveis relacionadas ao seu negócio e apimente seu site com respostas claras e confiáveis.